A Associação dos Oficiais Militares de Alagoas – ASSOMAL, entidade representativa do Oficialato da Polícia Militar de Alagoas ( PMAL ) e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), vem a público repudiar a conduta do governador Paulo Dantas que mais uma vez prova que seu coração trabalhador não valoriza os Militares Estaduais. Ele continua, firme e forte, no desrespeito aos dispositivos legais que norteiam os certames promocionais das Corporações . Desta vez, as vítimas foram os oficiais do CBMAL que não foram promovidos no último certame de 26/05/2024.
Lembra que a vida castrense impõe respeito a hierarquia e a disciplina, mas, sobretudo a valorização da camaradagem e do espírito de corpo. O cotidiano da Carreira Militar, marcado pelo risco da própria vida em defesa do outro, angustia milhares de famílias com a incerteza do retorno de seu ente querido, depois da escala de serviço. Será que o Governador já viveu isso no serviço militar obrigatório? Será que foi orientado por quem de fato deveria fazê-lo sobre as promoções castrenses? Segue dica para o Feriadão do Chefe do Executivo: Assistir ao filme“Até o último homem”, um sucesso de bilheteria que demonstra a essência acima retrata.
Talvez o Governador não seja orientado sobre a realidade de homens e mulheres que adoecem mentalmente nas Corporações, diante do descumprimento do fluxo regular das promoções. Paulo Dantas já participou de várias formaturas militares. Será que nunca percebeu a emoção dos promovidos? E na hora das fotos, naquele momento que as autoridades apertam na mão dos promovidos. Será que nunca viu os olhos marejados dos Militares? Será que já presenciou a luta dos familiares nas Solenidades para registrar a vitória de seu ente querido?.
Ser promovido é recompensa para o brio do Militar, é sinônimo da melhoria de sua qualidade de vida e a de sua família, é orgulho para sua família. Tem um valor imensurável na trajetória do policial e do bombeiro militar que até faltam palavras para descrição do ato. A solenidade desta terça-feira, 28, foi incompleta e causou um dano imensurável para todos os bombeiros que ali estavam. Ser Militar é vestir a farda com orgulho, salvar vidas, manter a ordem e, sobretudo, lutar pela edificação da Paz Social em Alagoas.
A ASSOMAL lamenta a postura adotada pelo Chefe do Executivo na última Promoção do CBMAL, onde só as praças foram promovidas. Seja praça ou oficial, todos merecem respeito e valorização. Qual o motivo da Preterição dos oficiais? Todos os processos foram enviados em tempo hábil e não há impedimento legal que justifique a ausência das promoções dos Oficiais Militares do Corpo de Bombeiros de Alagoas.
A Entidade segue em alerta, buscando apoio institucionais, esclarecendo aos gestores da Segurança Pública sobre os novos diplomas legais que devem ser reconhecidos pela administração e se posicionando com independência. A luta é estratégica, impõe a participação ativa de todos. É pelo associado, por sua família e pelo fortalecimento das Carreiras Militares.
Maceió/AL, 29 de maio de 2024.
Diretoria Executiva da Assomal